Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Uma discussão necessária

Este blog tem como objetivo discutir o modelo atual de verticalização dos bairros da cidade. Uma discussão necessária para todos os moradores de São Paulo que se preocupam com qualidade de vida e com o urbanismo praticado nesta cidade. A Vila Pompéia, bairro antes tão agradável, já dá sinais de que não comporta mais tantos edifícios. O modelo de verticalização adotado, que antes era a solução para o problema da carência de moradia, tornou-se apenas a ferramenta preferida da especulação imobiliária. Não há democratização do solo urbano. Os novos empreendimentos na região oferecem ao consumidor opções de custo elevado, não cumprindo função social alguma. Essa prática inflaciona o mercado, aumenta aluguéis, obrigando antigos moradores a ficarem cada vez mais distantes de seu bairro de origem, de seus locais de trabalho e estudo. Condomínios verticais isolam os moradores, afeta o comércio local pois os novos empreendimentos priorizam consumidores que tem no carro particular seu principal meio de transporte. Um outro fenômeno recorrente em nossa cidade é o da construção de shoppings centers, que aliado à verticalização colabora com o enfraquecimento do comércio de rua. O novo morador circula menos pelo bairro deixando-o mais deserto e inseguro. Outro efeito perverso da especulação imobiliária nota-se no trânsito caótico. Surgem mais prédios oferecendo mais vagas em seus subsolos. Falta segurança aos bairros, surgem ilhas de sombra e calor, impermeabilizam o solo, contaminam-se lençóis freáticos. São fatores preocupantes que não aparecem nos folhetos promocionais dos novos empreendimentos.

Nós moradores não observamos plano algum para minimizar esses impactos. Esse processo trabalha em conluio com a atual Prefeitura de São Paulo que concede alvarás para que o bairro se desfigure totalmente, sem que a administração pública faça sua parte em prol dos moradores. Somos apenas pagadores de impostos sem acesso à discussão do processo. A ganância e a falta de preocupação com os cidadãos por parte das autoridades municipais, que não limitam ou regulamentam a atividade das construtoras (na verdade dão todo apoio e facilidade a elas
), esta promovendo uma grande e indesejável transformação na região. 

Opor-se a isso, é tentar preservar um bairro e a qualidade de vida de todos os seus moradores. Participe, dê sua opinião e contribua para uma Vila Pompéia melhor, e por uma cidade mais inteligente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário